domingo, junho 23, 2013

O Bambu como Alternativa na Construção!!!

Amplamente usado em países como Colômbia, Equador,Chhina,Japão e Índia o bambu ainda não está presente na  construção civil brasileira. As razões passam pela questão cultural, no qual predomina a ideia de que a gramínea possui baixa durabilidade, pela questão econômica, que é a ausência de fornecedores de mudas de espécies de bambus mais apropriadas para aplicação nesse setor e que possam ser plantadas em escala comercial.
              
      Foto: Projeto Zuarq
Mas essa realidade está prestes a mudar com a recente aprovação da lei Fereal de incentivo ao manejo sustentado e ao cultivo  do bambu. Com a produção em larga escala ele logo poderá ser utilizado como matéria-prima na produção de uma série de materiais,como chapas prensadas e bambu laminado colado(BLC). O bambu pode ser aplicado na construção civil de diversas  maneiras:para formas,escoramento em obras e acabamentos.
  Foto: Projeto Zuarq
Os benefícios do uso do bambu  nesse segmento estão relacionados aos aspectos da autoconstrução e da disponibilidade local dessa matéria-prima, o que minimizaria os custos logísticos. Outra vantagem é a leveza apresentada pela estrutura, o que dispensaria a locação de equipamentos pesados para o transporte dos  componentes construtivos. Além disso, o bambu possui um elevado potencial para armazenar carbono e é uma planta perene, ou seja, após seu plantio e decorrido um  intervelo relativamente curto, os colmos podem ser coletados continuamente sem a necessidade de ser plantado novamente. Essa característica de  retenção de carbono é um fator que pode interessar empresas de variados setores a entrar nesse ramo de atividade como já vem ocorrendo na Colômbia e no Equador.
No Brasil precisamente  no sul da Bahia  o arquiteto colombiano Simon Velez  está construindo casas utilizando o bambu, a introdução do bambu típico da Amazônia na Bahia tem um motivo especial: promover a sustentabilidade. Além de bonita, rústica e com uma arquitetura moderna, a casa feita de bambu e cimento impressiona. As técnicas utilizadas nesse tipo de construção foram desenvolvidas pelo arquiteto colombiano há anos ele se especializou e adotou o bambu como matéria prima de seus projetos.
“O bambu é um material estrutural, natural e extraordinário. A resistência do aço e do bambu são muito parecidas.”, explicou o arquiteto.
A matéria prima está ai para ser  desenvolvida e aprimorada pelos empresário da  construção civil, é uma alternativa excelente para se produzir  construções mais sustentáveis.
Foto: Projeto Simon Velez
 

Deixe uma resposta

 
 

Ver Sobre

Arquivo

FIM